Pré-Oscar 2009: A História

Meryl Streep recebe seu primeiro Oscar em 1980

Meryl Streep recebe seu primeiro Oscar em 1980

Hoje inicia-se a programação especial sobre o Oscar 2009. Até dia 22 de fevereiro, quando faremos uma grande cobertura da premiação, haverá uma série especial de postagens sobre os possíveis vencedores desse ano, sobre edições passadas da premiação e sobre as diferentes categorias. Se você nunca entendeu direito o que são os diversos prêmios, siga nossa série especial.

O Oscar é o prêmio da Academia de Artes e Ciências Cinematográficas, que nasceu em 1927. Nessa época, com o advento do cinema falado, Hollywood começava a se tornar o fenômeno que viria a ser no futuro e a Academia  foi fundada por 36 membros iniciais com o intuito de integrar e fomentar o cinema. A ideia do Oscar nasceu para premiar os melhores filmes, atores e diretores e, assim, incentivar a qualidade das películas.

Dessa forma, em 1929, ocorreu a primeira edição da modesta premiação. A década de 1930 foi um divisor de águas na história da Academia e de Hollywood, pois o cinema sonoro firmou-se e os filmes coloridos passaram a ganhar cada vez mais espaço. Foi nessa década também que, com a ajuda do Oscar, surgiram as primeiras estrelas mundiais do cinema, como Bette Davis e Katharine Hepburn.

Em 1939, o nome Oscar foi finalmente escolhido para a premiação e os ganhadores da estatueta passaram a ser escondidos dos jornais até o momento do evento. Surgia o grande mito que envolve o prêmio até hoje e fomenta bolões diversos. Durante a década de 1940, a premiação se consolidou, a influência de Hollywood aumentou e o número de estrelas também. E o Vento Levou… arrebatou inúmeras categorias e tornou-se o épico mais conhecido da história, Cidadão Kane perdeu a estatueta mas ganhou seu lugar entre os grandes e Walt Disney começou a despontar como um talentoso cartunista. Logo mais, com a ajuda da TV e da Guerra Fria, o cinema norte-americano iria ganhar o mundo impulsionado pelo American Way of Life.

Se durante os anos 195o o modo de vida americano ganhara o mundo, na décade de 1960 vários movimentos sociais agitaram o planeta e a sociedade norte-americana, em especial no ano de 1968. O Oscar tentou acopanhar a tendência, premiando filmes com consciência social e o primeiro ator negro da história, Sidney Poitier. Nessa época, também brilharam os grandes musicais da história do cinema, como Minha Bela Dama e Amor, Sublime Amor. Por outro lado, muitos apontam várias falhas da Academia durante o período, como não premiar Alfred Hitchcock por seus trabalhos na direção, garantindo apenas um prêmio por sua carreira em 1967. Cabe lembrar que a cerimônia de entrega da estatueta começou a ser televisionada em 1953.

Na década de 1970 começaram a surgir muitos dos grandes nomes que ainda reinam no cinema atualmente. Steven Spielber, Martin Scorcese, Copolla, Sydney Pollack, Robert De Niro, Jack Nicholson, Meryl Streep entre muitos outros. Numa época de várias experiências e de uma sociedade um pouco mais aberta, o Oscar premiou filmes violentos, com conteúdo psicológico e sobre minorias. Foi também o tempo em que O Poderoso Chefão despontou como um dos maiores filmes de toda a história.

No período dos anos 1980, a Academia escolheu continuar premiando filmes com conteudo social, mas adicionou uma nova variável entre seus preferidos: o sentimentalismo e o drama pesado. Muitos atores e diretores que haviam surgido em cena nos 1970 se consagraram nos 80, numa onda de filmes que marcou a geração atual de adultos.

Durante os anos 1990, os épicos continuaram muito visados e Titanic tornou-se o maior fenômeno de bilheterias da história do cinema ainda levando 11 estatutas, feito só igualado por Ben Hur (1959) e O Senhor dos Anéis – O Retorno do Rei (2003). Os dramas sentimentais continuaram entre os preferidos da Academia, que também premiou muitos filmes ingleses.

Neste começo de século XXI, a revolução dos efeitos especiais e da computação gráfica espalha suas inovações com força. Muitos filmes com  chances de levar os maiores prêmios para casa se utilizam de grande número de efeitos. Nos anos 2000 os músicais ressurgem com força a partir de Moulin Rouge e em 2003, com o Oscar de Melhor Filme para Chicago. No Oscar de 2002 vemos surgir uma nova categoria: Melhor Animação, com o prêmio para Shrek.

Esse pode ser um resumo da história da Academia de Artes e Ciências Cinematográficas e de sua menina dos olhos, o Oscar, que se confundem com a história do próprio cinema. Cercados de polêmica, os 80 anos do Oscar não o fizeram perder seu brilho dourado, que continua a ser o maior prêmio para um profissional do cinema.

4 Comentários

Arquivado em Oscar 2009

4 Respostas para “Pré-Oscar 2009: A História

  1. Peterson

    E ae Renan!!!
    Parabéns!!! Seu blog é show!
    Adorei o resumo histórico sobre a Academia e também todas as criticas…
    Ontem fui ver o Benjamin, gostei muito, realmente é muito bom mas como não vi os outros indicados, ainda não posso dar uma opinião totalmente válida, mas que ele tem grandes chances tem, porém achei que talvez ainda falte um “quê” que o Quem quer ser um milionári? pode ter, mas veremos…
    Amanhã vou ver Austrália!!!
    Parabéns novamente e conte sempre com as minhas visitas por aqui…

    P.S. (Também adoro a Meryl, mas acho que esse ano vai ser a Kate…)
    Abs
    Petty

  2. Obrigado pela visita Peterson!

    Eu também estou esperando para ver Quem Quer Ser um Milionário?, mas pelo jeito vai demorar por aqui no interiorrrrrrrrr né! Apesar de Benjamin Button ser bom, não penso que mereceria levar, veremos né!

    Abraços

  3. Di

    ”Na década de 1970 começaram a surgir muitos dos grandes nomes que ainda reinam no cinema atualmente. Steven Spielber, Martin Scorcese, Copolla, Sydney Pollack, Robert De Niro, Jack Nicholson, Meryl Streep entre muitos outros.”

    Tenho q agradecer mto a época de 1970 hehe

  4. Di, eu também que agradecer muita a essa década hein! Dá-lhe Meryl!

    Um abraço

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s