Cobertura ao vivo do Oscar 2009

A Cerimômia

Logo começarei

Hugh Jackman apresentou uma música que faz trocadilhos entre os filmes indicados ao prêmio maior e a crise econômica mundial, parodiando uma música do Musical Miss Saigon. Vários atores são apresentados, como Kate Winslet, Meryl Streep, Robert Downey Jr, etc.

Penelope Cruz levou Melhor Atriz Coadjuvante numa das mais incertas e divididas categorias. Mas foi merecido, como já comentei nos meus palpites.

PENELOPE CRUZ

Tina Fey e Steve Martin apresentaram as categorias de melhor roteiro de forma brilhante e engraçadíssima, fazendo piadas sobre o ato de escrever e sobre religião.

Milk levou o Oscar de Melhor Roteiro Original, conforme eu já previra.

Quem Quer Ser um Milionário? levou o Oscar de Melhor Roteiro Adaptado, primeira vitória da noite que promete muito para esse filme.

Jack Black e Jenifer Aniston apresentam um clip com várias animações do ano de 2008.

Wall-E levou o Oscar de Melhor Animação, merecidíssimo. Uma animação muito sensível, inteligente e tecnicamente perfeita.

La maison en petits cubes levou o Oscar de Melhor Curta de Animação. Categoria dificil para os brasileiros comentarem, as películas quase não chegam aqui.

Daniel Craig e Sara Jessica Parker apresentam as categorias de Direção de Arte, Figurino e Maquiagem. Até agora, apesar das várias situações cômicas, deu para perceber que a cerimônia está mais madura e mais séria.

O Curioso Caso de Benjamin Button levou o Oscar de Direção de Arte. Prêmio merecido, o filme tem um senso técnico e estético invejável e trabalha muito bem os cenários de várias épocas, além da maquiagem e dos efeitos especiais.

A Duquesa ficou com o prêmio de Figurino, prêmio merecido e previsível de acordo com as tendências de anos passados do Oscar.

Benjamin Button levou mais um Oscar, dessa vez de Maquiagem. Prêmio merecido, o envelhecimento dos atores é uma obra de arte, apesar de o filme se valer muito de efeitos especiais na composição dos personagens.

Amanda Seydried e Robert Pattison apresentam um clip com vários filmes românticos de 2008.

Natalie Portman e Ben Stiller, usando uma barba enorme, apresentam o prêmio de fotografia.

Quem Quer Ser um Milionário? levou mais um, dessa vez de Fotografia. Essa noite promete cumprir as expectativas ao redor do filme…

Jessica Biel congratula os grandes vencedores dos prêmios tecnico-científicos da Academia, que agraciou os inventores de tecnologias utilizadas pela maioria das animações atuais.

Foi apresentado um clip com várias comédias do ano de 2008.

O curta alemão Toyland levou o Oscar de Melhor Curta.

Hugh Jackman apresentou um número musical ao lado de Beyoncé que foi maravilhoso. Eles misturaram várias canções de músicais famosos em uma coreografia muito legal. Grease, Chicago, Hairspray, Cantando na Chuva, High School Musical, Mamma Mia, Top Cat, Magico de Oz foram os que consegui identificar. Foi lindo. Amanda Seyfried, Dominic Cooper, Vanessa Hudgens e Az Effron também participaram.

HUGH JACKMAN E BEYONCÉ

Heath Ledger ganhou o Oscar de Melhor Ator Coadjuvante. Alguém tinha dúvida?

Man on Wire levou o Oscar de Melhor Documentário. O filme trata sobre um francês que é equilibrista de corda bamba.

Smile Pinki ganhou o Oscar de Melhor Documentário em curta-metragem. Filme indiano, será que nos diz alguma coisa?

Mais um Oscar para O Curioso Caso de Benjamin Button, dessa vez por Efeitos Especiais. Merecido, efeitos sutis mas brilhantes.

BENJAMIN BUTTON

Até agora não houve nenhuma surpresa na premiação! Tudo previsível em relação aos premiados.

Batman – O Cavaleiro das Trevas levou o Oscar de Melhor Edição de Som, contrariando o prêmio do sindicato que havia premiado Milionário. Será que pode ser considerado a primeira surpresa da noite?

Quem Quer Ser um Milionário? ganhou o Oscar de Melhor Mixagem de Som.

Quem Quer Ser um Milionário? ganha mais um Oscar, dessa vez de Melhor Montagem. O filme se utiliza de várias idas e voltas no tempo, o que o favorece. Essa categoria é muito importante, porque praticamente consolida Milionário como o grande vencedor da noite.

O comediante Jerry Lewis foi homenageado com o prêmio Jean Hersholt por seu trabalho humanitário.

Apresentaram um apanhado das trilhas sonoras orquestradas dos indicados e uma versão reduzida de cada canção indicada.

Quem Quer Ser um Milionário? levando tudo… Ganhou o Oscar de Melhor Trilha Sonora.

“Jai Ho” levou o Oscar de Melhor Canção Original por Quem Quer Ser um Milionário?

Departures, do Japão, levou o Oscar de Melhor Filme Estrangeiro. Segunda surpresa da noite, pensavam que Valsa com Bashir iria levar a estatueta para casa.

Queen Latifa cantou durante o In Memoriam, que homenageia todos aqueles que morreram no ano passado e eram ligados ao mundo cinematográfico.

Danny Boyle levou o Oscar de Melhor Diretor. Agora não há mais dúvidas sobre o prêmio de Melhor Filme.

Kate Winslet levou o demorado e merecido Oscar de Melhor Atriz, mas Meryl Streep merecia tanto quanto. Melhor que desse empate.

KATE WINSLET

Sean Penn, conforme previmos, levou merecidamente o Oscar de Melhor Ator.

Quem Quer Ser um Milionário? fechou a noite como Melhor Filme, levando oito Oscar. Será que merece tudo isso? Ainda não posso responder a essa pergunta.

Obrigado, boa noite e bons filmes!

Danny Boyle, o grande vencedor da noite

Danny Boyle, o grande vencedor da noite

1 comentário

Arquivado em Oscar 2009

Uma resposta para “Cobertura ao vivo do Oscar 2009

  1. Pingback: Vencedores do Oscar 2009 « O Embasbacado

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s