HARRY POTTER E O ENIGMA DO PRÍNCIPE: pré-estreia e primeiras impressões

E o tempo passa...

E o tempo passa...

Como estou de férias, conferi Harry Potter e o Enigma do Príncipe em Bauru, cidade de 350 mil habitantes. Ocorre que a cidade é um pólo regional e tinha muita gente querendo ver Harry Potter. Contamos com quatro salas exibindo o filme no mesmo cinema e mais duas no outro cinema, um número grande considerando o tamanho da cidade. E por ser pólo da região, todos os fãns de carteirinha vêm pra cá, o que garante um espetáculo à parte do filme. Nem me dei ao trabalho de contar quantas pessoas estavam vestidas com roupas temáticas, quantos seguravam varinhas e vestiam camisetas dos filmes. Tivemos até desfile de fantasias e encomendas de varinhas. Eu mesmo vou comprar a minha. O interessante é que, quando era menor, via essas manifestações com o nariz torcido, mas hoje as aprecio muito. Me divirto com elas e com as pessoas corajosas que enfretam as chacotas e mostram do que gostam! Mas esse clima dificulta um pouco a análise do filme…

HARRY POTTER

Harry e Dumbledore

Algumas manifestações já foram negativas, defendendo que o filme foca demais nos namoricos sem graça dos personagens e não explora algumas questões cruciais. Pode ser verdade, mas só vou fazer uma crítica do filme daqui a alguns dias, depois que o rever. É difícil separar subjetividade e objetividade, porque Harry Potter é um marco na minha vida e na vida de muitas da minha geração. Comecei a ler seus livros com 10 anos, e foram os primeiros que li com real prazer e que me abriram as portas do mundo da literatura, do qual nunca mais saí. Além disso, Harry Potter é uma série que cresceu junto com os leitores, basta comparar a densidade do primeiro com a do sétimo livro. Isso garantiu a fidelidade dos fãns por toda a juventude. Quer um exemplo do contrário? “Desventuras em Série” é uma aventura que não evolui, são treze livros todos infantis. Resumo da ópera: adorava os livros quando tinha 12 anos, mas não consegui terminar de ler a série. Cresci, e os livros ficaram presos ao meu passado. Essa é uma discussão antiga no meio da literatura infanto-juvenil.

Clima de pré-estreia, filmes que acompanharam meu desenvolvimento. Estou embasbacado demais no momento para fazer uma crítica decente, mas prometo que escreverei nos próximos dias. O que posso adiantar? Independente do que dizem os críticos, os fãns adoraram, porque riram e choraram pra valer na sala do cinema. Talvez a pretensa objetividade clínica das críticas de cinema não tenham lá tanto valor…

Sempre torci por esses dois...

Sempre torci por esses dois...

Logo, logo tem mais! Aguardem!

[Atualização] As opiniões estão divididas entre os fãns, a polêmica está solta!

4 Comentários

Arquivado em Impressões

4 Respostas para “HARRY POTTER E O ENIGMA DO PRÍNCIPE: pré-estreia e primeiras impressões

  1. Peterson

    Olá Renan, Boa Tarde!
    Que noite a de ontem heim? Que noite! Bom, sou de total acordo com o que você disse até o momento… É preciso assistir mais uma vez o filme para tirarmos conclusões mais objetivas e menos subjetivas. Tentei de várias maneiras expressar o que senti, mas acho que a que melhor se encaixa é a seguinte: Este filme é como comer um único, pequeno e saboroso pedaço de chocolate, ao mesmo tempo em que proporciona um enorme prazer, ele poderia ser melhor se seu preparo tivesse sido feito um pouco mais de acordo com sua receita original. É uma sensação de fome saciada com fome, que no seu derradeiro momento, acerta ao deixar um gostinho de quero mais.
    Por um lado, o desejo foi satisfeito, o objetivo foi cumprido, pelo outro, o sabor e o alto prazer proporcionado talvez pudesse ter sido um pouco mais. Não sei de fato, qual será a minha impressão quando assistir pela 2ª ou 3ª vez, sempre dou mais risadas ou choro mais quando vou após a 1ª sessão, visto que nesta, minha ansiedade sega um pouco meus sentimentos. Mas enfim, que muitos riram e muitos choraram isso é verdade e que a série também evoluiu ninguém pode negar. Os 5 anteriores não tem nem de longe o teor dramático que este possui, o que o qualifica a um patamar mais adulto, deixando desta vez claro que Harry não é mais um “bruxinho” e que a história não se consiste mais apenas em “Wingardium Leviosa”.

  2. edna

    estou frustrada,vivi esse filme oito vezes em minha mente com todos os detalhes da JK;e assistit o q eu assisti ontem me fez querer amaldiçoar o diretor.espero q o prox. não seja tão fora do foco.e o dificil ainda é aguentar os comentarios de quem nunca leu um dos livros.gostaria q tivesse sido um pesadelo e o meu filme ainda fosse rodar.

  3. quando vou poder ter em video

  4. Rui Oliveira

    Fui ve-lo ontem ao cinema…
    Estava ansioso, achei que era dos melhores livros da saga!
    E SIMLESMENTE ADOREI O FILME!
    acho que foi o melhor já feito de Harry Potter!
    Apesar De Preferir o Fim Do Livro, não significa que o filme não va valer nada!
    Filme 5 estrelas, os actores são escelentes, os efeitos muito bem feitos, a qualidade do filme esta demais, a história empolgante, e no cinema é o melhor sitio para o ver!

    Só vou dar um concelho:
    -Quanto virem o filme, entrem na história… não pensem no livro!
    (se o fizerem vao ver que vao achar o filme 5 estrelas)

    Olhem, eu AMEI MESMO

Deixe uma resposta

