Impressões: INTRIGAS DE ESTADO (2009)

Quando as portas se fecham a moral é torta...

Quando as portas se fecham a moral é torta...

Somente agora assisti a Intrigas de Estado, que acabou se revelando um bom filme em matéria de suspense e reflexão. O longa conta com um ritmo estável, de estilo jornalismo investigativo misturado a grandes conspirações políticas. O roteiro e a direção dão conta do recado, o que não é tão fácil nesse estilo de filme já tão saturado. Vá ao cinema com vontade, pois o filme requer bastante atenção graças a trama cheia de informações (mas cá entre nós, todo filme requer atenção…) O maior problema é o final com clima de surpresa não tão surpreendente, que tira a importância da temática e deixa alguns furos inaceitáveis, daqueles que você sai do cinema pensando: “mas tem alguma coisa que não bate!”

O interessante é também notar as questões éticas que são lançadas na exploração do ambiente jornalístico. Furo de reportagem ou preservação da intimidade individual? Ser o primeiro a lançar uma notícia ou investigar sua credibilidade antes de vendê-la? Lucro com sensacionalismo ou ganhar a confiança do leitor com jornalismo bem embasado? Blogs on line ou jornais impressos? Estas indagações, da ordem do dia, são bem mescladas ao ritmo do filme, garantindo entretenimento acima da média. Aliás, uma grande sacada foi a exibição dos créditos finais consonte a imagens da impressão de um jornal em uma grande gráfica. Hoje em dia chovem ideias para segurar as pessoas um pouco mais na sala do cinema e algumas delas são bem interessantes.

O diretor Kevin Macdonald já tinha acertado com O Último Rei da Escócia e, no geral, acerta denovo com Intrigas de Estado, que ainda possui mais um trunfo: o elenco afiado, se esquecermos um pouco o Ben Affleck. As cenas com Helen Mirren são sempre ótimas. Recomendo!

Deixe um comentário

Arquivado em Impressões

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s