33ª Mostra Internacional: O PONTO VERMELHO & A REBELDE

O Ponto Vermelho

O Ponto Vermelho

Será possível aproximar as culturas do Japão e da Alemanha de forma original, sensível e sem se lembrar nem de longe da Segunda Guerra Mundial? A resposta afirmativa para essa pergunta está em um filme da Mostra Internacional de São Paulo: O Ponto Vermelho. Fui até a sala de exibição às cegas, sem saber o que esperar do filme, afinal, as sinopses a que temos acesso são menos elucidativas que bula de remédio. No fim das contas, isso acaba sendo legal, justamente pelas surpresas!

O longa conta a história de Aki, uma universitária japonesa que resolve ir à Alemanha para saber mais sobre a morte de seus pais, ocorrida há 18 anos. Na terra da cerveja, Aki vai conhecer uma família alemã que lhe dará abrigo e que tem muito mais a revelar. A partir daí, o filme, de poucos diálogos e muitos sentimentos, acerta ao aproximar pessoas tão diferentes e ao abordar questões de alta sensibilidade com maturidade. A direção sóbria e analítica de Marie Miyayama conduz o elenco competente através de um singelo drama pessoal e familiar.

A Rebelde

A Rebelde

Saí de O Ponto Vermelho e fui conferir o francês A Rebelde, do diretor Laurent Perreau, que conversou conosco antes do início da sessão. O cineasta, muito simpático e receptivo, ressaltou alguns aspectos do filme e nos chamou atenção para alguns quesitos técnicos, como a diversidade de tecnologias usadas nas filmagens, de acordo com o personagem em cena. O filme foca, principalmente, os conflitos de geração entre uma neta e um avô que moram juntos; a filmagem ressalta a contradição ao unir forma e conteúdo. A Rebelde também é uma ótima pedida, principalmente para quem é fã de conflitos familiares sinceros.

Hoje também conferi o super-esperado A Fita Branca, mas deixarei para comentá-lo em uma postagem especial. É só esperar.

Até mais!

Deixe um comentário

Arquivado em 33ª Mostra

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s