33ª Mostra Internacional: CZAR & LA VIDA LOCA

Czar

Czar

Hoje fui até a Reserva Cultural assistir à grande obra que é Czar (Rússia, 2009), de Pavel Lungin. Ainda dentro da sala de cinema, ouvi uma balburdia estranha e desconfiei de que algo estava errado. Ao sair da exibição surpresa, várias emissoras de TV, incluindo a RedeTV! com o Pânico, entrevistando várias chacretes. Estreia de Alô, Alô Terezinha. Assistam ao Pânico no domingo à noite e, se puderem, me achem por lá!

Brincadeiras à parte, Czar é uma bela obra. O Filme retrata o período em torno do ano de 1565, durante o reinado do Czar Ivan, o terrível, retratado no filme como um homem, no mínimo, perturbado. Mas quem rouba as atenções é o  complexo personagem do Patriarca, magistralmente interpretado por Oleg Yankovskiy. O roteiro é bem amarrado e suscita inúmeras questões religiosas e morais, em meio a um período conturbado que envolve a guerra entre russos e poloneses. Película densa, direção competente, um belo retrato da Idade Média russa, que prende a atenção do começo ao fim e arrepia até o último fio de cabelo.

La Vida Loca

La Vida Loca

La Vida Loca é um documentário e segue uma linha quase que inteiramente expositiva, uma sucessão de imagens que parece não fazer um juízo analítico. Mas, como bem discuti com a Mari, não é possível ser meramente expositivo sem ser analítico, pois a própria escolha do que vai compor o filme já denota um juízo parcial e, portanto, analítico. O longa mostra o dia a dia de membros de uma gangue que atua na América Central. O documentário foi dirigido por Christian Poveda, assassinado em setembro deste ano, possivelmente por membros dessas gangues, o que já nos impele a prestar atenção ao que vemos, afinal, ninguém é assassinado à toa. De qualquer modo, apesar de não ter um ritmo muito legal, La Vida Loca suscita questões interessantes sobre a eficácia do direito e as finalidades das penas de prisão.

Amanhã tem mais!

Deixe um comentário

Arquivado em 33ª Mostra

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s