Embasbawards 2010: Efeitos Visuais

Começa hoje o Embasbawards 2010, que vai premiar as principais categorias de cinema dos filmes que estreiaram no Brasil em 2009. É por isso que nas listas entram alguns filmes que foram contemplados no Oscar do ano passado; apesar da estréia nos Estados Unidos ter acontecido em 2008, tais filmes só chegaram ao Brasil em 2009 e, portanto, são elegíveis para o prêmio deste blog. Minhas listas têm os mesmos votos que este blog está defendendo para o Blog de Ouro da Sociedade Brasileira de Blogueiros Cinéfilos. No entanto, aviso que as listas não são hierárquicas, uma vez que lembrarei dos melhores e não do melhor.

Avatar

Avatar – A maior bilheteira de 2009 e certamente de 2010 está em rumos de ser o filme que mais arrecadará dinheiro nas salas de cinema em toda a história, ultrapassando até mesmo o lendário Titanic. A proeza do filme de James Cameron não está na história ou na complexidade da película, mas nos efeitos especiais estonteantes e na revolução em 3D trazida pelo filme. Cameron cria um mundo novo, sutil e detalhado, que envolve completamente a audiência e cria um espetáculo visual.

Star Trek

Star Trek – 2009 foi um bom ano para as ficções científicas. Star Trek trouxe de volta uma das séries mais queridas do universo nerd em um filme engraçado e bem dirigido. Mas é também pelos efeitos especiais que a película deve ser lembrada. Nada melhor que ver a Enterprise voando espaço afora, portais dimensionais proporcionando viagens no tempo e guerras à laser enchendo a tela. De quebra, um bom filme para temperar a mistura.

Harry Potter e o Enigma do Príncipe

Harry Potter e o Enigma do Príncipe – O apuro técnico é uma das melhores surpresas do sexto filme da saga de Harry Potter. Sem exageros em cena, os efeitos servem perfeitamente à história e à criação do mundo mágico em que Potter vive, mas também fazem presença nas cenas decisivas.  A sequência “Mar Artificial – Lago dos Zumbis – Espiral de Fogo de Dumbledore” é memorável e por si só já garantiria a lembrança do filme na categoria.

O Curioso Caso de Benjamin Button

O Curioso Caso de Benjamin Button – Na mais sutil das obras indicadas, os efeitos visuais criam junto à maquiagem uma revolução no envelhecimento e no rejuvenecimento dos atores. Os brilhantes efeitos estão em todos os lugares a todo tempo, mas  servem às nuances da história sem roubar a atenção em momento algum.

Próxima categoria: Melhores Sons

1 comentário

Arquivado em Embasbawards

Uma resposta para “Embasbawards 2010: Efeitos Visuais

  1. Ótimos indicados. Aqui, meu favorito óbvio é Avatar, que tem o melhor trabalho de effeitos visuais da década. O Enigma do Príncipe quase entra para minha lista, mas não rolou, ainda que eu ache magnífico o trabalho técnico nesse capítulo da franquia.

    Abração!

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s