Embasbawards 2010: Figurino

Todo ano aparece algum filme de época à la século XVIII ou XIX que abocanha os prêmios de figurino. Acontece que A Duquesa estreiou no Brasil em 2008 e o filme de época desta temporada, Young Victoria, ainda não deu as caras nas terras de cá. Nesse sentido, o Embasbawards  acontece com um vácuo de época na categoria de figurinos.  Tradicionalmente, os filmes que despontam nessa categoria são os que de alguma forma recriam uma época do passado com maestria através de seus guarda-roupas. Confira os destaques do ano de 2009 no Brasil:

O Curioso Caso de Benjamin Button – Tecnicamente brilhante, a singela história de Benjamin Button rendeu um filme visualmente apurado, o que já lhe rendeu uma menção na categoria de efeitos visuais. A competência da equipe se repete nna beleza e na diversidade dos trajes de época.

O Curioso Caso de Benjamin Button

Bastardos Inglórios – O roteiro inteligente e as atuações instigantes nos roubam a atenção, mas o figurino competente dos anos 40 no filme de Quentin Tarantino ajuda muito a ambientação desta vingança histórica dos judeus. Glória a todos os aspectos do longa.

Bastardos Inglórios

À Deriva – O filme brasileiro de Heitor Dhalia merece todos os louros da categoria, considerando as limitações das produções nacionais. O drama familiar investe a fundo na recriação das roupas e acessórios dos anos 80 de um Brasil praieiro, alcançando um visual fantástico e fidedigno.

À Deriva

Milk – A Voz da Igualdade – Retrato fiel da sociedade americana dos anos 1970, o figurino retrô de Milk contribui em muito para a ambientação do longa. Desde as roupas e acessórios mais sutis até as nuances da personalidade de Milk expressas em suas vestimentas, o trabalho de figurino do filme só acrescenta qualidade à trama bem desenvolvida.

Milk - A Voz da Igualdade

Austrália – Austrália pode ser chato e sem conteúdo, mas é visualmente lindo. Fruto da experiência do diretor de Moulin Rouge, o guarda roupa do longa metragem é perfeito na vestimenta de vaqueiros, banqueiros e aristocratas.

Austrália

Próxima categoria: Maquiagem

2 Comentários

Arquivado em Embasbawards

2 Respostas para “Embasbawards 2010: Figurino

  1. Surpreso com a escolha de À Deriva. Não havia reparado nesse segmento do filme, que é realmente bom, mas não acho que esteja entre os 5 melhores do ano. Meu favorito daí é o de Benjamin Button, mas de todos, eu prefiro os figurinos de Foi Apenas Um Sonho.

    Abração!

  2. Quando uma produção nacional alcança um padrão diferenciado, temos que reconhecê-la. Se considerarmos todas as limitações que enfrentamos, a ambientação dos anos 80 no Brasil, desde roupas até acessórios, é muito boa.

    E essa época, anos 80, conta com uma dificuldade a mais: as pessoas ainda lembram muito bem dela, o que exige um trabalho ainda mais preciso.

    Abraços,
    Renan

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s